...

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim, em cada lago a lua toda

Brilha porque alta vive"

Fernando pessoa


quarta-feira, 10 de março de 2010

Carismas

Estava eu no convívio de salmistas em Fátima, no dia 7 (domingo), quando me apercebi que tenho atribuido um sentido completamente fora de contexto ao meu carisma enquanto salmista.
Disse o Fernando ''O salmista não é aquele que canta bem ou que toca muito bem, mas sim aquele que cativa os irmãos à oração'', ou qualquer coisa deste género mas a mensagem foi esta. O facto é que eu uso a estante como palco para mais uma das minhas actuações... Esperando que no final de cada Eucaristia ou Celebração da Palavra me venham dizer que cantei muito bem e que tenho uma bela voz. FARSA! Até agora tenho feito do meu carisma uma verdadeira FARSA. Pois, tendo como maior sonho um dia vir a ser cantora, uso o carisma de salmista para me redimir pelo facto de não conseguir entrar no mundo da música...

Outro momento que me marcou neste convívio de salmistas foi quando o Fernando disse ''Cantar é rezar duas vezes''... Oh meu Deus, quantas vezes vou eu para a estante sem este espírito? 95% das vezes! E porquê? Porque vou para mais uma das minhas actuações e não para levar os irmãos à oração!

Acho que nunca tirei tanto proveito de um convívio como tirei deste último.
Pois bem, também neste convívio, pude entender o sentido de alguns cânticos... Pois, dei-me ao trabalho de ler simplesmente o que alguns cânticos têm escrito. Foi gratificante!


Bem, vou ficar por aqui... De resto, na minha vida, ''está tudo na mesma como a lesma'' (expressão muito usada cá em casa!)

11 comentários:

João Pedro Almeida disse...

A mim tambem acontece a mesma coisa, ou pelo menos acontecia. yah cantar preocupadissimo se saia tudo bm e cmo deve ser e nao rezava. Tava mais preocupado em fazer boa figura.
A diferença e q Deus a mim fez me aperceber disto por nao ter sido escolhido cmo salmista, e com toda a razao. Enquanto a ti, te deu oportunidade para aprenderes de outra forma. Nao te invejo. Dou graças a Deus por TUDO mesmo. Ele ama-me e isto bastame. xDD

Anónimo disse...

Penso que não teria reagido da mesma maneira que tu se não tivesse sido eleita salmista!

Laetitia disse...

Já leio o vosso blogue há já algum tempo e deve ser a primeira vez que vou comentar, porque compreendo que gostem de ter a vossa privacidade.O Fernando quando falou na humildade e no serviço á comunidade como salmista e como responsável, devo confessar que fiquei arrasada e correram-me as lágrimas porque às vezes (como responsáveis)estamos sempre a reclamar por tudo e nada.
Se tu sentiste isso e já és salmista, eu não me revi, porque não sou nada humilde,porque muitas vezes vou para a estante somente para despachar.Sempre detestei que me viessem dizer "Ai! Cantaste tão bem!" Ultimamente até faço asneira de propositadamente, quando nem devia fazer, pois os cânticos são orações. No dia anterior ao convívio uma irmã mais nova da comunidade veio pedir-me para a ensinar a cantar bem, porque tinha lido uma epístola de S. Paulo a dizer que o carisma serve para unir a comunidade, eu fiquei feita parva, sem saber o que responder e só lhe consegui dar essa mesma resposta após o convívio de domingo.O convívio foi gratificante em vários aspectos, porque fez-me ver que tenho de modificar muita coisa em mim, não só para ser salmista e isto nem é o mais importante, porque já me aconteceu o mesmo que o menino aí em cima, ensinei os outros,não fui eleita salmista e deixei-me cair nas mãos do Demónio,arranjei um emprego que me dava muito dinheiro,desisti e saí do Caminho. Mas foi bom isto ter acontecido, hoje vejo o porquê de não ter sido eleita e se Deus assim não o quiser, não vou desistir do Caminho, muito menos murmurar contra Ele e perguntar porquê.Ser um salmista, não é dar espéctaculo, não é escolher todos os cânticos que lhes apetece cantar, pelo contrário,é fazer um serviço à comunidade como disse o David, por AMOR e eu não tenho isso neste momento, também ainda voltei ao Caminho só muito recentemente. Eu espero dar um trambolhão valente por aquela escada até à piscina, porque preciso mesmo.

PS: As vossas fotos estão quase a chegar!
Nunca vos disse, mas obrigada por terem estado presentes na nossa união perante Deus.

Anónimo disse...

Quais fotos?
Eu peço desculpa, mas não faço ideia de quem seja a Pepper... Não sei se ignorância minha, ou por não conhecer mesmo! Podes-te apresentar? =)

Mas tenho-te a dizer que gostei imenso do teu comment, foi bem sincero, gosto disso!

Laetitia disse...

Opá! Tu tocas no meu casamento e ensaias as miudas e não te lembras?!?!? AIIIIII! Sô Dona Lau.
Olá eu sou a Pepper, tenho um blogue que está em pausa sabática e estou na 8ª Comunidade, casei-me em Agosto e a Teresinha não para de me perguntar por uma foto do nosso casamento em que estão vocês as três, a Ana, a Teresinha e tu. Eu já mandei vir uma foto para cada uma de vocês. É a minha forma de agradecer...
Foi sincero sim! Aquele convívio, tal como a ti tocou-me mesmo muito.

Anónimo disse...

Espera lá... Ent és a Laetitia, certo!? N toquei em mais nenhum casamento das comunidades, no qual tivesse a ensaiar miudas xD

Laetitia disse...

Certo!
Curioso, que na altura em que estava afastada do caminho, fiz uma pesquisa sobre as comunidades de oeiras e vim dar ao outro blogue. Só que nunca comentei!:)

Teresinha disse...

eu vi logo quem era, assim que a pepper disse "As vossas fotos estão quase a chegar".

Esta nossa irmã tem cá um coração, é uma coisa impressionante. As dela ainda não chegaram e já está preocupada com as nossas. Que amor! Eu já disse para dares na cabeça do homem.

Beijinhos!

Laetitia disse...

Eu já dei na cabeça do homem hoje! Quando for buscar os albuns (que estão em Espanha a encadernar) vou buscar as vossas fotos. :)
Obrigada pela vossa escrita

Beijos

andré filipe disse...

se humilde, tem preserverança e fecha os olhos quando tiveres a cantar.
ah e reza. Depois vais ver que invertes a percentagem ; )

andré filipe disse...

está na hora de escrever um novo post ; )