...

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim, em cada lago a lua toda

Brilha porque alta vive"

Fernando pessoa


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dar um salto

Hoje houve uma coisa que me sensibilizou em especial, e outra que me deixou chateada.
Esta tarde, estive na biblioteca da minha escola porque amanhã tenho exame de direito e estava com mais duas colegas da minha turma.
Uma delas, a certa altura, estava a falar da história de vida dela, por causa das notas e que quando ela era da minha idade só andava na rambóia e levava a escola pouco a sério. Depois desta conversa, ela referiu que uns estudantes de Medicina da Faculdade de Coimbra, foram para o Haiti para ajudar voluntariamente nos "Médicos de Rua". E acho que lhes fizeram uma entrevista, e o que eles disseram foi que "Voltar para Portugal? Não me apetece!". Isto sensibilizou-me, porque de facto é impressionante como a América e os outros países se disponibilizaram prontamente a ajudar, e nós nada. Mas fiquei pensativa em relação a isto, porque eu sinto-me incapaz de fazer alguma coisa. A Ana e a Laura, já falaram disto, eu sei. Eu também sinto uma vontade de dar um salto, mas eu sei o salto quero dar, penso eu. Mas isto também me fez lembrar do voluntariado que fiz na Casa da Fonte, e de todas as histórias de vida de cada criança que passou por nós, e o que vejo no Haiti é exactamente o mesmo.
Ai, a minha cabeça está num turbilhão de ideias, de pensamentos e de objectivos que agora não estou a conseguir exprimir, mais uma coisa que me chateia. Eu perco um bocado a vontade de escrever, quando vejo que há coisas com que as pessoas se preocupam, coisas mínimas comparadas a estas tragédias que ocorrem no mundo. Bem eu não consigo dizer mais nada.

4 comentários:

Ana Novais disse...

Força Teresa! Nem tudo é mau no mundo e se outras pessoas conseguiram dar o salto nós também o conseguiremos dar. Mas quero rectificar uma coisa: o nosso país, embora possa ajudar mais, também já mandou ajuda para o Haiti (acho que vi nas notícias). Acho que às vezes não podemos ligar às opções egoístas dum país para começarmos a sermos nós próprias o nosso país :p, a fazermos as nossas decisões e autónomamente ajudarmos os outros.

André Filipe disse...

1 mês sem escrever nada... vamos embora meninas, afinal voçes são as "tal" XD

Anónimo disse...

na na na na xD

André Filipe disse...

Caminhos:

A caminho de uma viagem de nuvens, onde as cores dançavam sem tempo definido, um viajante encontra um sorriso que o faz parar:

Ele: quais são os caminhos do mundo?
Ela responde: de que mundo? O que se avista longe, e as nuvens fazem chorar, ou o que se demora, num corpo só, comprido, como o mar?

Ele: do teu mundo apenas…
Ela: sou de sorrisos que se olham, sou de beijos que nos tocam, os caminhos são os que inventares, das utopias e dos sonhos, do que não se possui mas se guarda bem fundo.

Ele: desejo não ser breve mas no tempo certo, para ser eterno em ti. sou de muitas árvores e não morrerei.
Ela: à tua volta vês o meu caminho, nas tuas mãos planto uma semente

(Autores desconhecidos)